
Não é segredo pra ninguém que ter plantas em casa constrói um ambiente super agradável. Elas trazem vida e alegria e tornam o lar muito mais aconchegante.
Mas, infelizmente, nem sempre temos um quintal disponível para uma área verde. Nestes casos, é possível aproveitar o espaço interior sim, cultivar uma plantinha e aproveitar toda a troca de energia que ela te oferece.
Até mesmo apartamentos contém lugares adequados para o cultivo de um vaso ou outro. Janelas e peitoris podem ser ideais, desde que você saiba escolher a espécie certa para cada local. E, nesse sentido, a posição geográfica das janelas faz toda a diferença.
Por isso, trouxemos dicas de ouro do nosso professor de Jardinagem e Paisagismo Wladimir Barbieiri, pra você não errar mais e ter uma plantinha saudável pra chamar de sua. Confira abaixo:
------
Projete um belo arranjo perto de uma janela para aproveitar o calor e a luminosidade. As espécies podem ser selecionadas de acordo com a posição local.
Para janelas na face norte, escolha plantas que apreciam o calor e o Sol, como a flor do Guarujá, coreopsis, suculentas, rosa do deserto, crista de galo, bambú mossô e coléus.
Já para face sul, escolha espécies que preferem locais semi-sombreados. Arecas, chameodoras, samambaias, aucubas, Maranata, aspidistra, pacova, hera e zamias são alguns exemplos de plantas que se darão muito bem nessas condições.
Na face leste, que recebe a luz da manhã, as floríferas ficaram ótimas, principalmente no peitoril. Gerânios, gardênias, hibisco, orquídeas, gloxínias, crisântemos e azaléias são algumas boas opções.
Para o Sol da tarde na face oeste, opte por plantas com folhagens coloridas como comigo ninguém pode, tradescancias, crótons, caladium, pois elas gostam dessa luz.
Outra dica importante: durante a noite, verifique as condições de temperatura e umidade. Pra plantas tropicais que ficam dentro de casa, como algumas palmeiras de sombra, é interessante borrifar água morna nas folhas. Essa atitude recria o ambiente abafado E úmido das florestas e elas adoram.
-----------
Curtiu as dicas para manter o bem-estar das suas plantinhas? Então agora é só colocar em prática e aproveitar o ambiente.
Se interessa por Jardinagem e Paisagismo? Conheça esse curso incrível e aprenda a projetar espaços verdes, diferenciando espécies de plantas e implementando projetos paisagísticos belíssimos. Manda um alô pra gente: https://escolabauhaus.com.br/fale-conosco