
Certamente, você já deve ter assistido “O Nome da Rosa”, clássico baseado no romance histórico de Umberto Eco, de 1980, certo? Mas você já reparou como o filme fornece ampla perspectiva artística de um período valioso da história da arte?
Esta obra foi indicada pela nossa professora Maria Cecília, por abordar de forma única o Período Romântico na idade média, assunto bastante estudado no curso de Decoração com Planejamento e História da Arte. Os figurinos, mas, sobretudo os cenários do filme nos transportam diretamente para a época retratada, o que para um bom amante da arte é, sem dúvida, um deleite.
Se ainda não assistiu, se liga na sinopse desse suspense que te mantém com os olhos presos na tela até o fim.
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro.
William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincado, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados.
Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Confira algumas imagens do filme na galeria abaixo.
____________________________________________________________________________
Saiba mais sobre o curso de Decoração com Planejamento e História da Arte: https://escolabauhaus.com.br/cursos/design-de-interiores/decoracao-planejamento-e-historia-da-arte-120
Referências:
Sinopse - Adoro Cinema - http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2402/
Imagens - Copyright Artistes Auteurs Associés (A.A.A.) , Via: Adoro Cinema