
[caption id="attachment_13107" align="alignnone" width="300"] Capa - "Loving Vincent"[/caption]
O Se Liga! de hoje traz a dica de uma animação surpreendente que une cinema e pintura.
Loving Vincent, traduzido no Brasil como “Com amor, Van Gogh”, é uma animação de 2017, dirigida por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, baseada na vida e obra do pintor Vincent Van Gogh.
Já seria interessante até aqui, mas a produção é ainda mais incrível: ela foi criada a partir de pinturas a óleo, 65 mil quadros – em média, 12 pinturas para cada um segundo de filme.
[caption id="attachment_13108" align="alignnone" width="300"]

Foram selecionados 125 pintores do mundo todo, que trabalharam no longa adaptando temas presentes na produção do famoso pintor – retratos e paisagens – para dar vida ao enredo. Obras famosas criadas por Van Gogh, a exemplo de “Noite Estrelada” e “Ponte sobre o Sena em Asnières”, foram incluídas na animação, além de pessoas frequentemente retratadas pelo artista, como Armand Roulin, que ganhou um dos papéis centrais na trama. Atores como Saoirse Ronan e Douglas Booth, por exemplo, encenaram o roteiro, atuando como modelos para as pinturas dos frames.
[caption id="attachment_13106" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_13109" align="alignnone" width="300"]

O roteiro do escritor polonês Jacek Dehen, traz o jovem Roulin, que era filho de um carteiro de Arles, na França - também retratado por Van Gogh – embarcando em uma investigação própria, quando suspeita que a morte do artista pode não ter sido suicídio.
Na busca pela verdade, Armand Roulin visita diversos lugares onde Vincent Van Gogh esteve, e leva o espectador a um novo ponto de vista, onde as famosas telas do pintor são enxergadas sob sua ótica pessoal e intimista.
[caption id="attachment_13110" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_13111" align="alignnone" width="300"]

Ao dotar de movimento suas obras, a animação traz uma visão do gênio da arte, mas realça também o homem, com suas dores, conflitos, alegrias e a sensibilidade profunda que o levou a ser o grande artista que conhecemos.
Confira o trailer!
https://www.youtube.com/watch?v=CGzKnyhYDQI
Fontes:
G1 - https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/oscar/2018/noticia/diretores-de-com-amor-van-gogh-acreditam-na-vitoria-sobre-disney-e-pixar-no-oscar-somos-a-alternativa.ghtml
Revista Galileu - https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08/loving-vincent-filme-sobre-van-gogh-foi-feito-com-pinturas-oleo.html
Curte arte? Conheça os cursos da Bauhaus Brasil: https://www.escolabauhaus.com.br/fale-conosco