
Nessa semana, o trabalho do nosso professor Bro da Silva foi noticiado pela agência de notícias G1/Globo.
Com seu traço único, Bro deu nova cara a três pontos de ônibus no centro da cidade de Cravinhos, e quem agora aguarda pelo transporte público pode aproveitar para desfrutar da identidade artística conferida aos locais de espera.
[caption id="attachment_12625" align="alignnone" width="300"]

Os temas escolhidos por Bro vão desde a cultura pop, com uma arte que relembra a animação “Os Simpsons”, passando por personalidades históricas, como o icônico casal de cangaceiros Lampião e Maria Bonita, até temas de grande relevância social, como a homenagem ao Dia da Consciência Negra, trabalhada pelo artista em dos locais.
[caption id="attachment_12626" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_12627" align="alignnone" width="300"]

As obras executadas em parceria com o Ministério do Turismo fazem parte de outras já executadas por Bro na cidade.
Quem quiser conhecer de perto esse trabalho, pode encontrar os pontos de ônibus mencionados na rua Manoel Gomes dos Santos, em Cravinhos-SP.
A arte tem a intenção de tornar o cotidiano urbano mais alegre e inspirador. Segundo o artista, em entrevista ao G1: “Foi uma questão de querer transformar um pouco o local que é considerado, às vezes até caótico, né? Esperar o ônibus é aquela coisa que você não sabe que hora que vai vir, que horas vem, se vem”.
Bro, que começou a grafitar aos 15 anos, possui obras em várias cidades, inclusive, Ribeirão Preto, com murais que resgatam a história do município, por exemplo. Ainda em entrevista ao G1, Bro disse que: “Conta um pouco sobre ciência, etnias, a história da cidade. Tribos indígenas que passaram por aqui. Tem tanto dos nossos ancestrais como no nosso presente. Resume isso”.
Além do grafite, e da docência na área artística, Bro também trabalha com tatuagens e projetos sociais que incentivam a prática artística com crianças e adolescentes.
“Eu acredito que o trabalho de cada um é fazer o que a gente tem de melhor. Acredito que a consequência disso é deixar a cidade mais bonita, mas eu acredito que o trabalho de qualquer artista é você trazer algumas verdades, você propor trabalhar coisas que vão contribuir com o ser humano, com aquela história”, afirma ele.
Para a Bauhaus Brasil, Bro ressaltou a importância da inspiração artística para as novas gerações: “Podemos dizer que temos alunos que hoje trabalham com arte, tatuando, ilustrando digitalmente entre outros. Acredito que os influenciamos a acreditarem”, disse ele.
Além disso, o professor ressaltou a necessidade da arte como voz para questões sociais importantes que devem ser debatidas: “é triste ver o dia da consciência negra estragado por uma tragédia”.
O prof. Bro leciona no curso de Desenho Livre da Bauhaus Brasil. Conheça o curso: https://escolabauhaus.com.br/fale-conosco
Matéria Original: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/11/23/artista-plastico-muda-visual-de-pontos-de-onibus-em-sp-fantasia-trazida-para-o-lugar-urbano-diz.ghtml