
No norte da Inglaterra, mais precisamente na cidade de Alnwick, encontra-se um jardim bem exótico. Ao contrário dos jardins convencionais, este é totalmente dedicado às plantas mais venosas do reino vegetal. Cerca de 100 espécies diferentes se encontram presentes lá, e isso tem atraído diversos visitantes pelo mundo.
[caption id="attachment_16141" align="alignnone" width="300"]
O jardim foi idealizado pela Duquesa de Northumberland (Helen Percy). De acordo com o site de notícias The Washington Post, a Duquesa se inspirou em um jardim localizado em Pádua no norte da Itália, que era supostamente usado para enfrentar inimigos. Ela também, estranhamente, sempre se questionou do por que tantos jardins ao redor do mundo focarem apenas em plantas com propriedades curativas, em vez de explorarem suas capacidades de causar danos.
Percy foi uma Duquesa britânica que viveu entre 1886 até 1965 e sempre se interessou por plantas venenosas e como elas podiam ser utilizadas.
[caption id="attachment_16142" align="alignnone" width="300"]
O jardim conta com 100 espécies diferentes de plantas tóxicas, sendo algumas delas: Mamona (Ricinus communis), Mata-lobos (Aconitum napellus), Louro-cerejo (Prunus laurocerasus) e também a Papoula (Papaver somniferum).
[caption id="attachment_16143" align="alignnone" width="300"]
Apesar do jardim existir a bastante tempo, sua abertura a visitação foi iniciada em 2005 e se mantem até os dias de hoje com visitas com guias locais e uma equipe especializada para cuidar do jardim e mantê-lo intacto. Fica a pergunta: você visitaria um jardim como esse?
[caption id="attachment_16144" align="alignnone" width="300"]
Fontes:
https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2023/05/poison-garden-conheca-o-jardim-mais-perigoso-e-mortifero-do-mundo.ghtml
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/09/26/jardim-mais-mortal-do-mundo.htm#:~:text=O%20Alnwick%20Garden%2C%20que%20abriga,Pequeno%2C%20mas%20mortal.