
As olímpiadas de 2024 em Paris chegaram e seu mascote é repleto de história e cultura. O Phryge, como é chamado, trouxe uma noção bastante inovadora: diferentemente de um animal ou uma criatura, o mascote aborda um ideal: o personagem é a representação do chapéu da liberdade.
Os Barretes Frígios eram gorros vermelhos que foram utilizados pelos revolucionários durante a Revolução Francesa e que tornaram-se um símbolo da república no país. Eles representam os republicanos franceses, que lutaram pela tomada da Bastilha em 1789, durante o evento histórico.
O mascote possui as cores azul, vermelho e branco - as mesmas da bandeira francesa – e um logotipo em dourado, com o texto Paris 2024 na frente. Seu lema é “Sozinhos somos rápidos, mas juntos vamos mais longe”. A figura foi escolhida com o objetivo de promover a diversidade, a inclusão e os valores olímpicos de amizade e respeito.
Assim como outras mascotes, as Phyges desempenham um papel importante de promover os jogos olímpicos e inspirar e unir pessoas de todas as idades e origens em torno do espírito olímpico e da celebração do esporte.
[caption id="attachment_16467" align="alignnone" width="300"]
O design das mascotes foi elaborado para dar vida aos personagens colocando rostos animados, olhos grandes e pernas sendo um personagem usando tênis e outro utilizando uma prótese representando as paraolimpíadas.
Fontes:
Globo:https://ge.globo.com/olimpiadas/reportagem/2024/07/09/c-mascote-das-olimpiadas-2024-nome-historia-significado-e-mais.ghtml
Impulsiona:https://impulsiona.org.br/mascotes-olimpicas-evolucao/