
19 de abril, é dia de celebrar a importância dos povos indígenas, que desde o período da colonização até os dias atuais vêm lutando e resistindo a incontáveis violências físicas e morais.
Os indígenas, como moradores históricos das florestas, conhecem profundamente e importância da preservação ambiental. Assim, nessa data, lembramos a luta e resistência desses povos contra a tentativa de extinção de sua cultura, contra o avanço de madeireiras e mineradoras sobre seus territórios, dentre outros fatores ameaçadores.
O quadrinista brasileiro, Danyael Lopes, debate essa temática através da arte em sua HQ 8pi, que traz um enredo envolvente em torno da cultura indígena, contribuindo para a conscientização geral e formação de senso crítico em relação à importância da preservação, respeito e valorização desses povos.

Conforme descrito na página oficial da HQ na internet “A história trata da exploração e escravidão de índios, os massacres de tribos para construção de pontes, usinas, barragens que continuam ocorrendo desde Cabral, passando pelo Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhaguera, até a recente construção da usina de Belo Monte, além do paradeiro dos Deuses Tupi-guarani após o desaparecimento da tribo Kobanipake, durante a construção do viaduto do Chá, no século 18”.

A obra, que recebeu apoio Programa de Ação Cultural – ProAC, do Estado de São Paulo, conta a história de uma jovem indígena que estuda em São Paulo, mas que, após o falecimento do avô, vai em busca de sua ancestralidade e dos deuses de sua cultura, tentando salvar sua aldeia.
Confira abaixo book trailer da obra:
Referências:
Danyael Lopes - http://danyaellopes.com.br/8pi/
Danyael Lopes - https://www.youtube.com/watch?time_continue=38&v=PKbjqXLT_HA&feature=emb_logo
Rede Pará - https://redepara.com.br/Noticia/210858/8pi-a-nova-historia-em-quadrinhos-de-danyael-lopes