
Por Rodrigo Mazer
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido como Di Cavalcante, é considerado um dos mais importantes nomes da história da arte Brasileira, juntamente com Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Candido Portinari.
Um dos primeiros artistas a retratar temas nacionais como a vida boêmia carioca, o cotidiano das pessoas comuns, as favelas, o samba e o carnaval. Exaltou com exuberância a figura feminina e imortalizou o povo brasileiro com traços impressionistas, expressionistas e simbolistas, sempre com cores vibrantes e intensas.
[caption id="attachment_14400" align="alignnone" width="261"]

[caption id="attachment_14402" align="alignnone" width="257"]

Um grande incentivador dos movimentos de vanguarda, idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna de 1922.
[caption id="attachment_14401" align="alignnone" width="225"]

Com ousadia estética e perícia técnica marcada pela definição dos volumes, pela riqueza das cores e luminosidade, na década de 50, foi considerado um dos melhores artistas brasileiros ao lado de Alfredo Volpe. Com reconhecimento nacional, Di Cavalcante também ficou conhecido internacionalmente, ganhando diversos prêmios na Europa.

A relevância de Di Cavalcante para a arte brasileira é incontestável, como um artista modernista e à frente do seu tempo, que promoveu um dos mais importantes eventos artísticos nacionais, influenciando gerações e revolucionando a história da arte no Brasil.
Conheça os cursos da Bauhaus Brasil: https://escolabauhaus.com.br/fale-conosco