
Frederick Law Olmsted - Estados Unidos (1822-1903) - foi um arquiteto paisagista, jornalista, administrador público e crítico social. Projetou o Central Park – Cidade de Nova Iorque – que se tornou modelo para a construção de parques urbanos e dos subúrbios ajardinados característicos das cidades americanas. Além disso, foi pioneiro ao pensar em sistemas rodoviários integrados ao projeto paisagístico, ligando estes novos subúrbios às áreas centrais quando o meio principal de locomoção ainda eram as carruagens! Olmsted também fundou a primeira Sociedade de Arquitetos Paisagistas – American Society of Landscape Architecture (ASLA).
Embora o traçado dos seus projetos reflita o estilo romântico inglês, os parques e jardins deixam de ser meramente contemplativos incorporando equipamentos e atividades esportivas, bem como o uso noturno e durante o ano todo. Acreditava que o espaço verde deveria ser igualmente acessível para todos os cidadãos e não apenas para a elite.
Como jornalista conheceu e criticou a escravidão no sul dos Estados Unidos e foi um pioneiro propondo grandes áreas de conservação para belezas naturais.
O contraste do estilo naturalista com as estruturas da cidade, as soluções de saneamento e abafamento da poluição visual e sonora, a rápida construção de jardins dispensando o lapso de tempo entre a semente e a árvore, fazem de Olmsted o precursor do paisagismo moderno.
Confira abaixo algumas imagens do Central Park, que foi projetado por ele.
Curte Jardinagem e Paisagismo? Conheça o curso da Bauhaus Brasil: https://escolabauhaus.com.br/fale-conosco