
O fotógrafo russo Sergey Gorshkov impressionou o mundo com a fotografia “O Abraço”. A produção, que venceu o concurso mundial Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano), mostra um tigre-siberiano na floresta ao extremo leste da Rússia.
"A luz, as cores, a textura. É como uma pintura a óleo", afirmou a chefe dos jurados da premiação, Roz Kidman-Cox, para a BBC News.
[caption id="attachment_12565" align="alignnone" width="300"]

Apesar dessa imagem ter sido produzida por uma “armadilha fotográfica”, ou seja, sem a presença do fotógrafo no momento do clique, ela exigiu grandiosa habilidade de Sergey: fotografar um animal tão raro, quase extinto, e nas condições ideais para que essa obra de arte fosse produzida, exige do profissional grande experiência com a fotografia de vida selvagem, como saber posicionar a câmera em um local com probabilidade de captar a cena.
O equipamento foi instalado e somente depois de uma espera de 10 meses é que o acionamento automático do equipamento pôde registrar o belíssimo animal.
Na foto, a tigresa esfrega-se na vegetação a fim de marcar seu território, mas o efeito visual faz parecer que ela está abraçando a árvore em questão.
Para o nosso professor de fotografia e fotógrafo especializado em vida selvagem, Cláudio Frasteschi:
“O Wildlife Photographer of the Year é um dos maiores Concurso de Fotografia de Natureza do mundo, quase todo fotógrafo de Vida Selvagem tem o sonho de vencê-lo. Neste ano de 2020, o título foi para o Russo Sergey Gorshkov. A foto do Tigre-Siberiano abraçando a árvore vai entrar com certeza para história, não só pela dificuldade de fotografar essa espécie, algo raríssimo - uma equipe do documentário “Nosso Planeta” levou 2 anos para conseguir 10 segundos de imagem desse animal - mas também pela forma de captura: Sergey usou uma Câmera Trap (armadilha fotográfica) para conseguir o registro. Pode até parecer injusto premiar uma foto feita sem a presença do fotógrafo, mas na natureza o conceito de fotografia vai muito além de só clicar. Um animal praticamente extinto, que só vive em um único lugar do planeta, o planejamento e o uso de recursos tecnológicos fazem parte do trabalho, portanto considero legítimo o prêmio, bem como a forma técnica que o grande fotógrafo usou, por isso aprender fotografia envolve muito estudo e prática”.
Como era de se esperar, outras imagens incríveis apareceram como vencedoras de demais categorias do concurso. Você pode conferir algumas delas abaixo.
[caption id="attachment_12567" align="alignnone" width="300"]
[caption id="attachment_12568" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_12569" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_12570" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_12571" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_12572" align="alignnone" width="300"]

[caption id="attachment_12573" align="alignnone" width="300"]

Matéria original:
BBC NEWS: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54536468#:~:text=Sergey%20Gorshkov%20%C3%A9%20claramente%20ambos,Ano%2C%20em%20tradu%C3%A7%C3%A3o%20livre
Curte Fotografia? Conheça a grade de cursos da Bauhaus Brasil: https://escolabauhaus.com.br/fale-conosco