
O Brasil vibrou com a vitória de Juliette no BBB21!
A brother conquistou os corações dos brasileiros e conferiu destaque à Paraíba, onde nasceu e vive. Aproveitando a nova luz sobre esse estado maravilhoso, que tal a gente conhecer alguns artistas paraibanos que têm trabalhos incríveis na arte e design, e valorizar a produção artística nacional?
José Rufino
[caption id="attachment_12872" align="alignnone" width="300"]
José Rufino nasceu em João Pessoa, em 1965. Filho de pais militantes no período da ditadura e neto de um senhor de engenho, o trabalho do artista reflete um forte cunho político, mas também as memórias familiares. Sua atuação artística abrange os campos da poesia concreta e visual, arte postal, pintura, desenho e instalações.
[caption id="attachment_12873" align="alignnone" width="300"]

Flávio Tavares
[caption id="attachment_12874" align="alignnone" width="300"]
Nasceu em João Pessoa, em 1950. Tem a arte nas veias, pois é filho e neto de artistas. Flávio desenha desde a infância, tendo frequentado o curso de pintura oferecido pelo artista Raul Córdula, no Setor de Arte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e aos 18 anos, aprendido com o pintor e gravador Hermano José. Atualmente, está entre os artistas mais importantes do Nordeste. Com sua arte, criticou severamente os “anos de chumbo” brasileiros, e ainda hoje, seu trabalho tem grande representação política.

[caption id="attachment_12876" align="alignnone" width="300"]

Alexandre Filho
[caption id="attachment_12877" align="alignnone" width="300"]
Nasceu no município de Bananeiras, em 1932. Alexandre é mundialmente conhecido, tendo feito exposições em Paris, Madrid, Lisboa, Houston, Nigéria, Montevidéu, dentre outros países. De origem modesta, trabalhou na lavoura até os 17 anos, não chegando a concluir o curso primário. Atuou também como servente, caixeiro e operário, e só começou a pintar por volta de 1964, no Rio de Janeiro. Sua arte destaca a cultura nordestina e é caracterizada pelo uso de cores vibrantes.
[caption id="attachment_12878" align="alignnone" width="300"]

Márcio Pontes
[caption id="attachment_12879" align="alignnone" width="300"]

Atualmente com 50 anos, o paraibano Márcio Pontes é mecânico, professor de educação física e um talentoso escultor de metais. O artista sempre gostou de desenhar, mas uniu a isso sua paixão pela mecânica e seu estudo de anatomia na faculdade de educação física para criar esculturas incríveis, que retratam a natureza, pessoas, engenhos, dentre outras inspirações.
Clóvis Júnior
[caption id="attachment_12880" align="alignnone" width="300"]

Nascido na cidade de Guarabira, Clóvis Júnior é pintor, escultor e gravurista. Fez sua primeira exposição em 1983, no 36º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Cursou artes plásticas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e acumula exposições também no exterior. Suas obras são ricas em cores, retratando o cotidiano sempre sobre a aura da cultura nordestina.
[caption id="attachment_12881" align="alignnone" width="178"]

Tudo indica que a Paraíba é um estado de muitos talentos, sejam eles em reality shows, ou no campo da arte e design.
Curte arte? Conheça os cursos da Bauhaus Brasil: https://escolabauhaus.com.br/fale-conosco
Referências:
A união: https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/artista-plastico-paraibano-se-destaca-na-producao-de-esculturas-metalicas
Enciclopédia Itaú Cultural (Alexandre Filho): https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22253/alexandre-filho
Enciclopédia Itaú Cultural (Clóvis Júnior): https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10664/clovis-juniorhttps://clovisjunior.com.br/
Flávio Tavares: http://flaviotavares.com.br/pt_br/biografia/
José Rufino: http://www.joserufino.com/
Rota Principal: https://rotaprincipal.com.br/5-artistas-plasticos-paraibanos-para-conhecer-e-se-tornar-fa/