
[caption id="attachment_13729" align="alignnone" width="300"]

Você já deve ter visto os jardins de Monet eternizados em uma de suas belíssimas telas, certo? Mas você sabia que os jardins ainda existem e podem ser visitados?
Em diversas localizações do mundo, existem outros jardins igualmente belos, que pertenceram e inspiraram gênios da arte.
Confira a seleção de alguns deles abaixo:
1- CLAUDE MONET
[caption id="attachment_13731" align="alignnone" width="300"]

Localizado em Giverny, na França, os jardins de Monet são, talvez, os mais famosos da história da arte. Eles recebem, atualmente, visitas de admiradores do mundo todo.
Monet viveu na propriedade de 1883 até seu falecimento, em 1926, e dedicou-se profundamente aos jardins, mergulhando nos estudos da horticultura, planejando e instruindo jardineiros.
[caption id="attachment_13732" align="alignnone" width="300"]

Na via contrária ao paisagismo francês, Monet não priorizou organização e simetria em seus jardins, mas cultivou as flores conforme tonalidades, deixando-as livres.
Como resultado, os jardins tornaram-se algumas das mais belas telas do pintor.
[caption id="attachment_13733" align="alignnone" width="300"]

2- JACQUES MAJORELLE
[caption id="attachment_13734" align="alignnone" width="300"]

Em meio ao clima quente e à paleta de cores terrosas de Marrakech, no Marrocos, o jardim Majorelle, do pintor Jacques Majorelle, é um pequeno oásis de cores vibrantes e plantas exóticas.
Ele guarda um estúdio em estilo mourisco e art déco de paredes azuis. Um tom de azul, aliás, específico, criado para a ocasião: o Majorelle blue, inspirado nos azulejos marroquinos.
[caption id="attachment_13735" align="alignnone" width="300"]

Jaccques Majorelle se instalou no local em 1923 e, alguns anos após sua morte, a propriedade foi adquirida pelo estilista Yves Saint Laurent, cujas cinzas estão depositadas no jardim.
No espaço verde, Majorelle cultivou cerca de 300 espécies de plantas originárias do mundo todo.
Atualmente, o jardim é um visitado ponto turístico do Marrocos.
3 – FRIDA KAHLO
[caption id="attachment_13736" align="alignnone" width="300"]

No bairro de Coyoacán, Cidade do México, nasceu e morreu um dos grandes nomes da arte, Frida Kahlo. A Casa Azul, local onde ela viveu, ainda existe e é, desde 1958, um frequentado museu sobre a obra e vida da artista.
O jardim da casa foi um local muito admirado por Frida e, ao que tudo indica, uma inspiração para a pintora, basta observar a presença de flores e elementos da natureza recorrentes em suas obras.
[caption id="attachment_13737" align="alignnone" width="300"]

Repleto de espécies nativas mexicanas, o jardim pode ser visitado como parte do museu e é considerado um dos mais famosos do país.
BÔNUS – PORTINARI
[caption id="attachment_13738" align="alignnone" width="300"]

Se, por sua localização estrangeira, alguns jardins históricos na arte podem ter difícil acesso, o jardim do museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, é uma excelente opção.
Vinculado à casa onde Cândido Portinari viveu, o jardim conta com plantas cultivadas pelo pintor e sua família, e transmite todo o aconchego do paisagismo doméstico.
Curte Jardinagem e Paisagismo? Aproveite o nosso concurso de bolsas para inscrever-se nesse e em outros cursos da grade Bauhaus Brasil: https://escolabauhaus.com.br/
-
Referências:
Follow the Colours -https://followthecolours.com.br/traveluv/lindos-jardins-criados-por-artistas/
Casa ao Cubo -http://casaaocubo.com.br/giverny-jardim-famoso-pintor-monet/
Volta ao Mundo -https://www.voltaaomundo.pt/2016/07/23/marraquexe-o-jardim-azul-que-e-um-pequeno-oasis2/destinos/africa/marrocos/13839/
Catraca Livre -https://catracalivre.com.br/agenda/tour-virtual-museu-frida-kahlo-la-casa-azul-mexico/
Hypeness -https://www.hypeness.com.br/2019/04/jardim-que-era-xodo-de-frida-kahlo-e-destaque-em-museu-60-anos-apos-sua-morte/
BrazilianTimes -https://www.braziliantimes.com/comunidade-brasileira/2020/01/03/o-jardim-majorelle-e-o-memorial-de-yves-saint-laurent-por-david-faria.html
Museu Casa de Portinari -https://www.museucasadeportinari.org.br/acervo/ambientes-do-museu/jardins/